Cidades

Retomada a busca por pescador de Niterói desaparecido

Cais onde a dupla deixava o barco pesqueiro. Foto: Alex Oliveira

O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta segunda-feira (2) as buscas por um pescador de Jurujuba, em Niterói, desaparecido no entorno das Ilhas Cagarras, no Rio.

O pescador, de 55 anos, identificado apenas como Ailton (ou pelo codinome Bigode), estava em um barco pesqueiro que teria naufragado por volta das 3h de domingo (1º). Além dele, havia no barco um outro pescador, mas que conseguiu nadar até a praia do Leblon para pedir resgate.

Pertences das vítimas e partes do barco chegaram até a Região Oceânica de Niterói, onde as forças de resgate concentraram os esforços ao longo do domingo.

A partir das 8h desta segunda, no entanto, as buscas ficaram circunscritas ao arquipélago de Cagarras, situado na costa de Ipanema, na Zona Sul carioca.

Segundo a corporação, motos aquáticas estão sendo utilizadas na ação, coordenada pelo 3º Grupamento Marítimo.

Segundo companheiros da colônia de pesca de Jurujuba, a dupla costumava navegar apenas nos dias com clima favorável. Pescavam com rede em um barco motorizado, e nas Cagarras costumavam buscar anchovas e tainha.

"O tempo ainda estava bom quando eles saíram de Jurujuba no final da tarde de sábado", afirmou o pescador Sebastião Barbosa, de 67 anos. O barco da dupla costumava atracar no mesmo cais de Sebastião na colônia.

Segundo outros colegas de pesca, o barco naufragou carregado por conta dos ventos. A Defesa Civil do Rio havia emitido alerta de ventos moderados a fortes para aquele dia.

< Polícia tenta identificar corpo carbonizado em SG Vagas de emprego no Estado e cursos gratuitos em Niterói <